quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A história do nosso Rafael


Decidi contar um pouco da história do meu anjinho Rafael, para compartilhar experiências, angústias, desafios, superações, alegrias, conquistas, com todos aqueles que também têm uma história parecida com a minha e de meu bebê. Papais e mamães que têm filhos especiais como o meu.
O Rafael foi um bebê muito planejado, já tentava um novo bebê há uns sete meses (pois já sou mãe de um de 10 anos, que se chama Bruno, um amor de criança, maior companheirão).
O dia em que descobri que estava grávida, foi um dia duplamente feliz, estava tudo acontecendo de bom em minha vida, nesse mesmo dia havia conseguido uma bolsa de estudos para cursar a faculdade que eu tanto queria, então foram muitas novidades ao mesmo tempo.
E a vida se seguia, eu fazendo a minha faculdade, curtindo meu bebê feliz da vida.
Fiz o primeiro ultrassom com 13 semanas para avaliar a translucência nucal do bebê (http://translucencianucal.com/Translucencia_Nucal/Translucencia_Nucal.html), tudo ocorreu perfeitamente.
Com 21 semanas fiz o 2º ultrassom, a partir daí as coisas começaram a mudar. Havia diagnosticado que eu tinha Artéria Umbilical Única, isto significa que no cordão umbilical normal existem duas artérias e uma veia. No entanto, a variante com uma única artéria umbilical (AUU) e uma veia umbilical (cordão com 2 vasos). (http://www.cemmefe.com.br/?secao=artigos&id=59)
Fui ao médico imediatamente, que me tranquilizou um pouco, dizendo que muitos bebê são gerados assim normalmente, que não necessitaria de maiores cuidados, mas como sabem mulher pesquisa tudo, fiquei pesquisando tudo sobre o assunto, mas acabei desistindo e segui em frente com a minha gravidez.
O pior ainda estava por vir, no meu 3º ultrassom com 27 semanas, decidi mudar e fazer ultrassom em outro lugar, o médico detectou que havia alguma anormalidade com o meu bebê, perguntou se ele se mexia bem dentro de mim, sem pensar muito, respondi que sim. Mas sempre notei que ele se mexia muito pouco, mas não me lembrava com era antes com o meu outro filho, então achava que era normal.
O médico me encaminhou para um especialista em medicina fetal, que só tinha numa cidade vizinha daqui, em Ribeirão Preto - SP, na semana seguinte lá estávamos, eu e meu marido apavorados.
Não havia ainda um diagnóstico, mas as palavras do então especialista eram que o meu bebê tinha uma má formação nos membros superiores e inferiores com perda de massa óssea e que ele nunca iria andar. Imagina  ouvir isso de qualquer jeito, saí de lá em desespero, passando mal, chorando muito.
Não sofrendo mais do que eu já estava, resolvi pedir uma segunda opinião," ah se arrependimento matasse".
Fui à uma médica que me perguntou se eu era religiosa, porque meu bebê poderia nascer morto ou morrer durante o parto ou viver algumas horas, que não sobreviveria.
 Aí sim que entrei em desespero, pois foi numa angústia só assim até o nascimento do meu Rafael, que contrariando a muitos diagnósticos nasceu muito bem, forte, pesando 2,875kg, não pode medir o seu comprimento por causa das más formações em suas perninhas, teve que ficar na encubadora por oito dias por causa de uma fratura na perna direita.
À espera de um ortopedista que ao vê-lo, o diagnosticou com Artrogripose. Artrogripose é uma rigidez severa nas articulações. Começa no feto em desenvolvimento,quase não se movimenta, fraqueza muscular, alterações fibrosas e fibroadiposas. (http://www.fisioneuro.com.br/ver_pesquisa.php?id=4).

Gostaria muito de conversar com pessoas que tenham a mesma doença, ou papais e mamães de filhos que tenham a Artrogripose para estar trocando experiências, aprender um pouco mais sobre essa síndrome.

Uso de bandagem nas mãos
Membros inferiores e superiores afetados

Um bj a todos que quiserem seguir esse blog e conversar, desabafar, rir, chorar, sobre qualquer coisa, não somente sobre a Artrogripose.

21 comentários:

  1. oi Monaliza oreimuito por vcs,fiquei muito contente em saber que seu bebe esta bem,ele é lindo parabéns que Deus continue abençoando vcs grandiosamente...vanessade itirapina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie.É a Vanessa que mora no Vale verde?
      Obrigada pelas orações e por compartilhar de nossa luta.
      Bjs.

      Excluir
  2. ola querida a pouco tempo descobri que meu filho tem artogripose, no inicio suspeitavam de osteogene mais procurando tratamento para ele a medica geneticista logo diagnosticou essa doença.Hoje ele está com dois meses é lindo como seu filho. vou sempre está por aqui para saber as novidades e desejo muita saude ao seu principe.
    paz e bem!

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou o pai do Mikael, esposo desta pessoinha que postou logo em cima deste tópico. Nosso filhão também tem a Astrogripose.

    Sabe, poderiamos nos reunir de toda a parte do mundo em algum site, blog algo do gênero para conversarmos, trocar informações....

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roger, concordo com vc. A Artrogripose é muito pouco conhecida, tampouco divulgada e pesquisada. Só agora conheci mais algumas mães que tbm tem filhos portadores da Artro e acho muito importante que nos conhecemos e até ajudemos uns aos outros com informações que possam ajudar nossos filhotes.
      Vamos nos falando, passei meus contatos pra Priscilla, para podermos trocar informações, conversarmos, etc....
      Um abraço a sua família.

      Excluir
  4. Oi linda!
    Seu bb tbm é uma joia! Nem imagino quantas felicidades ele te dar!
    Eu sou Gabriela e tenho um bb de 2meses com artrogripose, ainda estou no inicio desta batalha mais tambem jà passamos por muitos problemas que estao se resolvendo pouco a pouco graças a deus
    Meu e-mail para contato é
    gabytha@bol.com.br
    gostaria de conversar com vc e outros pais sobre este assunto
    Voce pode me dizer como eles fraturaram a perna dele?
    abraços e fé sempre

    ResponderExcluir
  5. Oi tenho um bb com artrogripose,ele tem 9 meses gostaria muito de conversar com mães que tem filhos com artrogripose

    ResponderExcluir
  6. Meu email hafizabb1@hotmail.com por favor me mandem seus contatos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Linda!! Seu bebe é super fofo!!!
    Acabei de descobrir com 12 semanas que tenho Artéria Umbilical Única!! Tenho lido bastante e assim encontrei seu Blog! Mas me tira uma dúvida, com 21 semanas foi detectado somente a artéria umbilical unica? Teve algum outro fator indicativo? Ou surgiu somente depois na 27° semana?
    To na fase da descoberta... Ta sendo bem difícil..

    ResponderExcluir
  8. OLA MEU NOME É THAYS JACQUELINE, TENHO UMA BEBE DE 2 MESES COM ARTROGRIPOSE MULTIPLEX CONGENITA , GOSTARIA DE CONHECER MAES COM OS MESMOS PROBLEMAS , ESTOU MUITO TRISTE , TENHO 3 FILHOS, E NA QUARTA GESTAÇÃO NASCEU MINHA FILHA COM MAL FORMAÇÃO NOS MENBROS..
    GOSTARIA DE CONVERSAR COM MAES...ABRAÇOS A TODOS FIQUEM COM DEUS ..

    ResponderExcluir
  9. Olá, Vi sua história e posso dizer que passei por poucas e boas com o meu bb tá. Se quiser anota meu e-mail e trocamos experiencias. Meu filho está com 3 anos hoje e tem Amc Distal, fez 5 cirurgias em 1 ano e posso garantir que com todos o esforço do mundo hoje ele anda sem auxilio de cadeiras, muletas ou andadores. Depende apenas de uma órtese nas pernas.
    A nossa força de vontade e empenho é o que garante o sucesso no tratamento destes pequenos. Bjos e vou acompanhar vcs. Meu e-mail é janaina_barroneu@hotmail.com, me escreva trocaremos esperiencia

    ResponderExcluir
  10. Ola mamaes, se vcs tiverem facebook entrem na nossa pagina de pessoas com AMC https://www.facebook.com/groups/amcbrasil/?fref=ts vai ser maravilhoso trocar experiencias com vcs

    ResponderExcluir
  11. Meu irmão tem artrogripose, já passou por 14 cirurgias, tem 26 anos, anda de bengala, na época em que ele nasceu nao havia quase nenhuma informação sobre o que ele tinha. Eu não sei contar td a luta dele com detalhes, mas o que eu posso dizer é que independente dessa dificuldade meu irmão fez faculdade de direito, trabalha, dirige, vai em balada quase todo final de semana. Tenham força e façam tudo que puderem pelo corpo e mente de seus nenens. Toda a felicidade do mundo para todas as familias e mesmo na dificuldade, tenham força!

    ResponderExcluir
  12. Ola pais e maes meu nome é carlos renan sou pai de um bebe lindo que se chama murilo hj ele tem 11 dias de vida, foi uma surpresa quando ele nasceu, pois foi algo inesperado, nao avia mostrado em nem um exame, os medicos tratavam como a doenca ossos de vidro quando ele nasceu ficamos apavorados e aliviados pois sabemos que artogripose com tratamento tem cura e a crianca pode ter uma vida normal entao gostaria de pedir ajuda a todos os pais que tem experiencia qualquer uma conselhos e ja tem seus filhos com tratamento em andamento pois precisamos muito de sua ajuda pra ajudalo o mais rapido possivel acreditamos muito no nosso murilo e queremos mostrar aos medicos que falaram q ele nao é capaz que ele é capaz! https://www.facebook.com/CarlosPetrocellii esse é meu face e meu whats 51999939270 conto com ajuda de vcs

    ResponderExcluir
  13. Boa noite eu me chamo Jacira tenho 42 anos sou de salvador- Ba e nasci com artrogripose ni meu caso foi há muito tempo em 1975 foi muito dificil minha história de vida foram 18 cirugias e muita fisioterapia hoje so uma mulher cadeirante feliz e muito grata a Deus meus pais e os medicos por hoje eu está bem! Só uma coisa me deixou triste até hoje que eu não tive oportunidade na vida de estudar de terminar meus estudos e realizar meus sonhos. Então vocês pais lutem para que seus filhos nunca parem de estudar e o sonho que eles tiverem sonhem junto mesmo um não dando certo que venha outros e outros. Obrigado Deus abençoe todos vocês!

    ResponderExcluir
  14. Oi gente sou a Ana Karine a 4 dias tive minha filha e ela recebeu o diagnóstico de artrogripose assim que nasceu eu nao sei o que fazer estou muito desesperada , se alguém quiser conversar comigo pra trocar experiências tá aqui meu número (89)81051694

    ResponderExcluir
  15. Pessoal gostaria da ajuda de vcs, estou com um BB de 01 mas com hipótese dessa doença, moro no interior onde não temos profissionais especializados. Preciso mto da ajuda de vcs, como tratar. Estamos desesperados. Se alguém puder fazer contato via WhatsApp 33.987222508. Obrigada

    ResponderExcluir
  16. @ Pessoal algum de vcs teve nesse quadro de artrofripose problemas onde o BB engasga muito a ponto de ficar roxo? O meu está com sonda. Se possivel alguém me ajuda WhatsApp 33.987222508

    ResponderExcluir
  17. Olá.. vcs tem grupos de Whatsapp? Caso tiver me add por favor..
    37 99942 3170
    Estou com gestação de 35 semanas e foi diagnosticada na minha bebe artrogripose e cardiopatia. Gostaria de trocar ideias. Obrigado

    ResponderExcluir
  18. Você poderia me responder no email, te mandei uma mensagem lá.
    Me chamo Kelly.

    ResponderExcluir