quinta-feira, 28 de junho de 2012

Retorno com fonoaudióloga

Já tem duas semanas que o Rafa iniciou com as sessões de fono de novo.
Digo de novo, pois o Rafa quando era bebê teve dificuldades com a amamentação, tinha dificuldade de deglutição.Tinha dificuldade de mamar e depois logo em seguida descobrimos que ele tinha refluxo. Foram meses terríveis, pois ele não se alimentava direito e acabou perdendo peso em sua fase principal de desenvolvimento.
Orientados pela pediatra dele, procuramos uma fono especialista em deglutição.
Deglutição: Deglutir: É um ato relativamente simples que também utiliza espaços comuns ao ato de respirar. Objetivo principal é de levar o alimento para o tubo digestivo, além de limpar o trato respiratório de resíduos. Envolve a coordenação de um grande número de músculos para levar o material da cavidade oral até o estômago, não permitindo a entrada de substâncias nas vias aéreas. Exige controle neuromotor, com a participação do córtex cerebral, do tronco cerebral e dos nervos encefálicos.
Percebemos um atraso na fala do Rafael, ele ainda não fala nada. Interage muito bem com as pessoas, entende tudo que falamos e obedece aos comandos dados a ele, mas nada de falar, só fica no cacai...rsrs
Não há muitos relatos de crianças que tem a mesma síndrome que o Rafael tem que não falam, a maioria das crianças tem cognitivo e a parte de linguagem preservados. Fomos orientados novamente a procurar uma fonoaudióloga, iniciamos as sessões semana passada e essa semana ela pediu um exame para detectar se há disfagia, ainda não sabemos o que isso pode influenciar  na fala. Já providenciamos a guia de exame e iremos a Ribeirão preto para fazê-lo, pois aqui em São Carlos não faz....novidade....
Sabemos que é mais uma batalha, não é fácil, mais atividades, mais compromissos, mas também sabemos que a hora é essa de procurar um tratamento adequado para mais essa dificuldade.

Um grande dia começa com grandes projetos e termina com excelentes realizações que não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenos atos.




3 comentários:

  1. Olá Mona querida, aqui estou eu me atualizando sobre o seu pequeno grande Rafa...pois é amiga, as dificuldades existem para serem superadas e vcs fazem isso com uma garra que deixa qualquer um de boca aberta...ese blog tem uma força, uma dedicação que só uma mãe pode oferecer ao seu filho...me emociona sempre! Força, amor e muita doçura na sua vida...bjs em vc e no Rafa!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gi, vindo de vc essas palavras, elas tem muita forca, pois vc e muito guerreira que merece toda admiracao. Bjs querida

    ResponderExcluir
  3. Oi Mona!!!
    Adorei seu blog,vai com certeza ajudar outras mães que passam pela mesma situação!!!
    Vou aqui rezando para que o Rafael se supere a cd dia!!!
    Um pequeno grande guerreiro!!!
    Um bjo no coração do Rafael!!!!
    Deus os abençoe!!!

    ResponderExcluir